Escolha Profissional, Adequação ao Mercado de Trabalho e Coaching

Muitas pessoas me perguntam como fazer para conseguir uma colocação no mercado de trabalho, como se portar numa entrevista para ser o escolhido, ou como elaborar um currículo, entre outras dúvidas e angústias.

Todo esse esforço é inútil quando a pessoa não planejou sua carreira de forma apropriada. E, infelizmente, isso acontece com a maior freqüência.
Assim, encontramos um mercado repleto de vagas e pessoas disponíveis ao trabalho sem preparo necessário e exigido por parte da empresa. Vale ressaltar que a empresa exige porque ela é exigida pelo mercado competidor e para ser competitiva precisa estar atenta e preparada.

Do outro lado da linha, se preparar para o mercado de trabalho é muito mais do que participar de uma entrevista ou elaborar um currículo. Os jovens, nos dias de hoje, são pressionados e incentivados a perseguir uma formação específica como forma de diferenciação para que obtenham os “melhores” empregos. Buscam uma formação “completa” para atingir o nível máximo de empregabilidade. Contudo, ao se lançarem no mercado se colocam frente a situações controvertidas e não entendidas. Não há entendimento do porque não conseguir trabalho depois de todo o preparo e formação alcançados.

É nesse momento que proponho uma reflexão. Pois, buscar uma formação, ainda mais de forma frenética, faz com que deixemos de lado os nossos sonhos e desejos. E não levar em conta os desejos e sonhos, certamente, faz com que nos distanciemos cada vez mais de sermos empregáveis. Estaremos mais próximos de uma carreira infeliz, e até mesmo desencontrada, com possibilidade de pouco sucesso.

Portanto, ocupar mais tempo no início da vida profissional é encontrar mais sucesso e empregabilidade depois. Por tudo isso, falar em Coaching é oportuno. No momento das primeiras escolhas profissionais, o Coaching pode ser o elixir perfeito para a cura de infelicidades futuras. O processo de Coaching trabalha as metas e objetivos desejados e por este motivo trás segurança nas ações presentes. O Coaching pode acabar com a inversão de valores que ocorre nos momentos das primeiras decisões sobre carreira. Nesse processo, o jovem é levado a refletir sobre questões importantíssimas, como: Qual a sua missão de vida? Quais são os seus valores mais importantes? O que é importante para você na sua carreira? O que você precisa fazer na sua vida para se considerar realizado? Quais são seus sonhos e como você pode realizá-los?

Esses e outros questionamentos são fundamentais nesse momento de vida. Assim, o processo de Coaching vem ajudar a aumentar a probabilidade de sucesso profissional, felicidade e qualidade de vida. Estes fatores se somam para se chegar à realização pessoal e profissional: desejo de muitos!

Roseli Macetti é psicologa, especialista em gestão de empresas e coaching. Contato: secretaria@institutoiben.org